Notícias

voltar

O sedentarismo está diretamente relacionado com aumento de peso

Organização Mundial da Saúde até atualizou suas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário.

Nesta sexta-feira (10) é comemorado o Dia Nacional do Sedentarismo, data que serve para relembrar a importância do exercício físico na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Para se ter ideia da gravidade do sedentarismo, cerca de cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa. Por isto, a Organização Mundial da Saúde até atualizou suas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário.

De acordo com o médico Tasso Carvalho, o sedentarismo é extremamente prejudicial e pode causar ou intensificar várias doenças.

“O sedentarismo está diretamente relacionado com aumento de peso corporal, glicemia, triglicérides e, assim, relaciona-se com maior um risco cardiometabólico, aumentando muito o risco de DM tipo 2, Infarto e AVC, que são as maiores causas de morte no mundo”, disse.

Além disso, segundo a OMS, a novidade, que chegou com a pandemia, é que estas comorbidades podem catapultar um paciente acometido pela Covid-19 para um estágio mais grave, o que nos leva a associar a falta de atividade física com maiores complicações e pior prognóstico para o mal causado pelo novo coronavírus.

Estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade.

“A atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro. Além disso, a alimentação entra como uma aliada fortíssima na manutenção da saúde, bem como a suplementação vitamínica”, finalizou.

Dicas sobre o que uma empresa pode fazer para combater o sedentarismo entre seus colaboradores:

  1. Promova a atividade física: crie programas que incentivem os colaboradores a se movimentar mais, como aulas de ginástica, caminhadas ou corridas.
  2. Forneça incentivos: ofereça recompensas, como prêmios ou bônus, para os colaboradores que se envolverem em atividades físicas.
  3. Ofereça uma estrutura adequada: tenha em sua empresa uma academia ou um espaço para atividades físicas, disponibilizando equipamentos de qualidade para os colaboradores.
  4. Encoraje a atividade física no dia-a-dia: incentive seus colaboradores a andar de bicicleta ou caminhar para o trabalho, ou ainda, a utilizar as escadas ao invés do elevador.
  5. Invista em ergonomia: ofereça mobiliário adequado para seus colaboradores, que promova uma postura adequada e previna dores causadas por longas horas sentados.
  6. Eduque seus colaboradores: ofereça palestras sobre a importância da atividade física para a saúde e como inseri-la em sua rotina diária.
  7. Monitore a saúde dos colaboradores: promova exames regulares para identificar problemas de saúde relacionados ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
  8. Crie uma cultura de bem-estar: estabeleça uma cultura empresarial que valorize o bem-estar dos colaboradores, promovendo um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.