Notícias

voltar

Novos modelos de contratação, salários competitivos e benefícios flexíveis aumentam engajamento dos colaboradores

O sonho de qualquer líder é ter uma equipe motivada, que abraça a cultura da empresa e não se deixa abater pelos desafios que aparecem no dia a dia.

O sonho de qualquer líder é ter uma equipe motivada, que abraça a cultura da empresa e não se deixa abater pelos desafios que aparecem no dia a dia. Mas há fatores que vão além do ambiente de trabalho que podem atrapalhar o desempenho e a produtividade dos colaboradores.

Segundo levantamento realizado pelo Serasa, os dois principais motivos de preocupação dos brasileiros são o desemprego e as dívidas, respectivamente. Segundo a pesquisa, o endividamento prejudicou a concentração no trabalho de 75% dos entrevistados e é considerado motivo de vergonha para 88%. Além disso, seis em cada dez pessoas disseram ter sentido reflexo dos débitos na relação com amigos e familiares.

Outro estudo, desta vez realizado pelo “The Employer’s Guide to Financial” com cerca de dez mil trabalhadores no Reino Unido, apontou que as preocupações com dinheiro ou dívidas reduzem em até 15% a produtividade no ambiente de trabalho. O quadro que já era preocupante, ganha mais atenção com a chegada do “novo normal”, pois com os modelos de trabalho híbrido e remoto fica mais difícil para os gestores identificarem as dificuldades que seus funcionários estão enfrentando.

A sensação de vulnerabilidade dos colaboradores, causada por dificuldades financeiras e instabilidades econômicas, deve ser motivo de atenção e preocupação de todos na empresa e não apenas dos departamentos de Recursos Humanos, posto que esses funcionários acabam se sujeitando a jornadas de trabalho maiores, com horas extras ou acumulando outros serviços como freelancers, apresentando um rendimento menor por conta desse acúmulo de tarefas.

Mas não é apenas um salário maior que vai resolver os problemas desse colaborador, mas sim programas mais amplos com benefícios flexíveis que aumentam a motivação e engajamento dos funcionários. Para auxiliar no bem-estar financeiro, é necessário que algumas medidas sejam tomadas por parte da empresa, com o oferecimento de benefícios que vão além dos mencionados na lei.

Estamos falando sobre oportunidades que vão melhorar a carreira e, consequentemente, ter impacto na vida financeira do colaborador, como o auxílio-creche, incentivo a continuação dos estudos, programas de vale-cultura, cuidados com a saúde mental e física, além de educação financeira.

Com essas e outras oportunidades, todos da equipe sentem uma melhora na qualidade de vida e respondem por meio do aumento de produtividade e no desenvolvimento de novos sonhos, metas e objetivos, tanto na vida profissional quanto no pessoal.

O engajamento dos colaboradores tem a ver com crescimento na carreira, boa comunicação com os líderes, segurança financeira e uma carteira de benefícios e incentivos que atendam as necessidades de todos.