Notícias

voltar

PIX ou cartão? Brasileiros já têm sua preferência para realizar pagamentos

No trimestre encerrado em setembro, foram efetuadas cerca de 2,9 bilhões de transações através do PIX.

No terceiro trimestre deste ano, as transações efetuadas através do PIX, ferramenta de pagamentos do Banco Central, já equivaliam a cerca de 80% dos pagamentos efetuados tanto através de cartão de crédito ou débito, de acordo com dados mais recentes do BC e que foram levantados pelo Valor Investe.

No trimestre encerrado em setembro, foram efetuadas cerca de 2,9 bilhões de transações através do PIX. No mesmo período, os pagamentos via cartão de crédito responderam por 3,3 bilhões de transações e o cartão de débito 3,5 bilhões.

É importante ressaltar que os dados do PIX englobam tanto as transferências realizadas entre pessoas (maior parte das operações) como também pagamentos. Já no caso dos cartões, os dados se referem a somente pagamentos.

Porém, mesmo com esse adendo, o BC vem apresentando estes dados em eventos públicos como uma maneira de dimensionar o crescimento acelerado do PIX.

Como forma de comparação, as transações via TED no terceiro trimestre do ano totalizaram 298 milhões, resultado um pouco acima dos 10% do total registrado no PIX. Já o DOC e outros tipos de transações ficaram em 84,2 milhões no período.

A ferramenta de pagamentos vem ganhando espaço e se aproximando do uso dos cartões desde seu lançamento no ano passado.

PIX bate recorde de transações diárias

De acordo com o Banco Central, o PIX bateu seu recorde de transações diárias na última segunda, dia 20. Na ocasião, foram efetuadas 51,946 milhões de transações pela ferramenta de pagamentos do BC. Este recorde foi atingido no dia do pagamento da segunda parcela do 13º salário.

Até o mês passado, o Banco Central contabilizou o cadastro de 364 milhões de chaves PIX e a maioria delas era de números aleatório (129 milhões). Na segunda colocação estavam os números de CPFs (95 milhões).

No levantamento também é revelado que as pessoas físicas dominam o uso do PIX. Da quantidade total de chaves cadastradas, 349 milhões são de pessoas físicas.

Até o mês de novembro, o PIX foi responsável por 1,2 bilhões de transações. Deste total, 758 milhões de pessoas físicas para pessoas físicas.