Notícias

voltar

Impostos: Mais da metade dos deputados é a favor de fundir PIS/COFINS, ICMS, entre outros

Levantamento exclusivo mostra que 54% são favoráveis a reunir PIS/COFINS, ICMS e outros impostos, enquanto 8% são contra. Outros 35% não responderam ao questionário proposto pelo g1

Mais da metade dos 513 deputados federais eleitos que tomaram posse em 2023 se dizem a favor de uma fusão de impostos, que reúna PIS/COFINS, ICMS, entre outros, mostra um levantamento realizado pelo g1:

Favoráveis à fusão de impostos: 277 (54%)

Contrários à fusão de impostos: 42 (8%)

Não quiseram responder a essa pergunta: 13 (3%)

Não responderam ao questionário: 181 (35%)

Fusão de impostos

Tema de campanha presidencial em 2022, a reforma tributária é debatida há décadas pelos atores político em Brasília, mas ainda não avançou. Parte das propostas envolve a criação de um imposto único, que reuniria outros tributos, como PIS/COFINS e ICMS.

O tema é considerado prioritário pelo governo atual para aproximar as regras brasileiras do resto do mundo e reformar um sistema que é tido como caótico por empresários e investidores. Há propostas sobre o tema já em discussão no Congresso.

2019 x 2023

Em 2018, o g1 fez um questionamento semelhante aos deputados que tomaram posse na Câmara em 2019. A pergunta feita foi: "É a favor da adoção do IVA (Imposto sobre Valor Agregado)?". O IVA foi citado em programas de governo de ao mesmo cinco presidenciáveis nas eleições de 2018. Ele é adotado em diversos países do mundo e unifica tributos federais, estaduais e municipais para evitar a tributação em cascata.

Já em 2023, a pergunta feita foi mais ampla, mas também tratava da criação de um imposto único, como o IVA: "É a favor da criação de um imposto único, que reúna PIS/COFINS, ICMS, entre outros atualmente existentes?".